
O resultado das oficinas poderá ser conferido no livro que contará a trajetória dos produtos orgânicos até o Circuito Carioca de Feiras Orgânicas
O Espaço Maranguape recebeu, nesta segunda-feira (30/04), o último dia do workshop sobre fotografia de gastronomia. O lugar, que é uma loja de utensílios de cozinha e estúdio gastronômico, situado no CADEG, em Benfica, foi a porta de abertura e de encerramento das oficinas ministradas por Berg Silva.
A coletividade exercida durante as aulas, incentivada por Berg, foi o ponto alto de toda a experiência vivida no mês de abril, que somada aos ensinamentos do premiado fotojornalista, trouxe como consequência registros incríveis realizados pelos 10 fotógrafos, selecionados a partir de inscrições abertas pelo projeto Olhar Saudável, em março.
Entre as capturas feitas pelos participantes do workshop, é possível identificar a sensibilidade do olhar de cada um sobre os pratos elaborados pelos chefs Joca Mesquita e Ciça Roxo, os idealizadores do Olhar Saudável, e a rotina dos feirantes – muitos deles também agricultores familiares – atuantes no Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, uma realização da ABIO, em parceira com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI).
O público terá a oportunidade de conferir, de perto, o talento destes profissionais, por meio do livro Olhar Saudável, homônimo ao projeto, que vai retratar a história do circuito e dos agricultores familiares, além de disseminar a arte de fotografar gastronomia. Com lançamento previsto para outubro/novembro deste ano, a publicação tem a finalidade de enaltecer o trabalho árduo e nobre, feito com ética, pelas famílias de agricultores do Estado do Rio de Janeiro; de evidenciar a importância de uma alimentação consciente, livre de produtos com aditivos que prejudicam a saúde; e de mostrar a atuação dos chefs de cozinha que valorizam o trabalho por trás da produção orgânica.
O projeto Olhar Saudável é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Mercer Brasil e PROOCEANO, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, e tem como parceiros a Aguce Gastronomia e a Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de janeiro – ABIO. O Instituto Maniva será o grande beneficiado, recebendo como doação todo o valor da renda obtida com a venda dos livros.
Deixe um comentário