
Entre degustações e roda de conversa gastronômica, a chef também acompanhará produtores locais durante o Festival Mercado das Tulhas
Hoje, dia 29/08, acontece o segundo e penúltimo dia do Festival Mercado das Tulhas, realizado em diversos pontos do Centro Histórico de São Luís, capital maranhense. Na programação desta quarta-feira, está a degustação e a roda de conversa gastronômica promovidas pela chef Ciça Roxo, uma das idealizadoras do projeto Olhar Saudável.
O ponto de partida para as atividades de Ciça será o filme ‘A 100 passos de um sonho’, cujo enredo aborda as histórias de uma profissional renomada da gastronomia francesa e um jovem indiano talentoso e desafiador. A chef levará ao festival suas impressões sobre o filme, por meio da elaboração de um prato e da explanação sobre universo gastronômico.
“Minha participação será uma degustação baseada na minha interpretação do ‘A 100 passos de um sonho’. Irei também coordenar uma conversa sobre o filme, após a sessão. Farei um pilaf com temperos locais, acompanhado de legumes grelhados, Pancs (Plantas Alimentícias não Convencionais) e picles de maxixe. Uma das diretrizes do evento é promover alimentos locais, como as Pancs e suas utilizações.” Comenta Ciça Roxo.
Ainda sobre o filme, o olhar da chef é direcionado para o personagem Hassan, o cozinheiro indiano que se relaciona através dos sentidos e dos aromas. Ela conta que na trama, o jovem tinha intimidade com a cozinha regional indiana e muita curiosidade para conhecer a francesa. Aos poucos, foi adquirindo técnica e isso o catapultou para o reconhecimento profissional. Dessa forma, cresceu e inovou por congregar nova cultura, novas técnicas e tendências com a sua origem.
Para Ciça, esse é um belo exemplo de construção de uma carreira gastronômica: história, cultura, curiosidade, amor, comunicação, técnica, respeito aos ingredientes, tolerância ou mais ainda, inclusão.
Além da profissional, participarão do evento os chefs Ro Gouvêa, parceira do Olhar Saudável; Flávia Quaresma, integrante do EcoChefs, do Insituto Maniva; e Guga Rocha, que faz parte da nova geração de chefs brasileiros. Todos também visitarão produtores locais, pois a finalidade do evento é projetar a cultura gastronômica local, por meio da valorização de alimentos produzidos na região e da promoção de encontros culturais a partir da culinária maranhense.
“Nós não conhecíamos o Maranhão e estamos animadíssimos. O evento está com uma programação intensa para os participantes, incluindo visitas a produtores, um dia nos Lençóis, entre outras atividades. Eu gosto muito de conhecer os mercados municipais dos lugares que vou. Este evento acontecerá em vários locais, incluindo o Mercado das Tulhas, ou seja, aonde se vendia cereais. Tulha é o objeto aonde se armazena cereal.” Explica Ciça.
Mercado das Tulhas
Conhecido anteriormente como Casa das Tulhas, o espaço foi construído no século 19 e era utilizado por lavradores que armazenavam cereais para serem comercializados. Em 1885, o lugar foi demolido para abrigar o Mercado da Praia Grande – como é conhecido nos dias atuais.
No espaço, que é um dos principais pontos históricos da região, há diversas lojas que vendem produtos locais, entre eles estão os alimentícios, como doces, licores e cachaças. Também há bares, restaurantes e atelier de pintura. Ali é um ponto de encontro para manifestações culturais, como apresentações de tambor de crioula, dança de roda afro-brasileira típica do Maranhão.
Programação dos chefs parceiros
Ro Gouvêa é quem inicia a participação dos chefs no Festival Mercado das Tulhas. Nesta quarta-feira, ela realizará, às 15h30, uma palestra na cozinha show do Grand São Luís Hotel. Em seguida, no mesmo lugar, Flávia Quaresma e Guga Rocha realizarão aulas show, às 16h30 e 17h30, respectivamente. Ainda hoje, em outro ambiente, no Cine Bistrô – Cine Praia Grande, Ciça Roxo elaborará seu prato com degustação e roda de conversa, às 17h.

Deixe um comentário