N.O.S. Escola ensina sobre vida saudável na sala de aula

Foto de Carol Graciosa
Foto Divulgação

A escola é a primeira do país especializada em saúde integral e surpreende por inserir gastronomia, atividade física e espiritualidade no método de ensino

A N.O.S. Escola parece ser uma escola dos sonhos e realmente é. A charmosa instituição funciona na Ladeira da Glória, casa 4, bairro da Glória, Zona Sul carioca, e tem uma programação e método de ensino interessantes, que chamam a atenção de quem é minimamente inserido em uma cultura mais saudável e também de leigos neste universo.

A escola criada por Anna Elisa de Castro, chef de gastronomia e health coach, é um projeto muito antigo da profissional, que sempre desejou construir uma instituição de ensino em prol da saúde integral. Portanto, a N.O.S. é mais do que um lugar para aprender culinária – ela vai além. Seus fundamentos reeducam os alunos em diversos aspectos da vida e formam profissionais que propagam células de saúde.

N.O.S., como os leitores podem supor, é uma sigla para Natural, Orgânica, Saudável, e conta com um time de mais de 70 professores das mais variadas áreas. Bettina Nilsen, que atua como professora e na administração, explica que a instituição foi fundamentada em cinco pilares: atividade física, relacionamento, alimentação saudável, profissão e espiritualidade. Dessa forma, Anna Elisa introduziu assuntos como yoga, musicoterapia, taoísmo, dermatologia natural, alimentos orgânicos e outros, nas grades dos cursos disponíveis pela escola.

“As pessoas acham que a N.O.S. é uma escola de culinária, mas a gente é muito mais do que isso, a instituição é fundamentada em cinco pilares: atividade física, relacionamento, alimentação saudável, profissão e espiritualidade. Com base nesses pilares, a Anna Elisa conseguiu juntar um time de  professores que abordam diversos temas. Parte deste pilar, que é a alimentação saudável, é dedicado às aulas de culinária. Toda culinária da escola é uma culinária vegetariana.” Comenta Bettina.

 

Como surgiu a N.O.S. Escola

O pioneirismo da N.O.S. Escola, que lhe assegura o título de primeira escola do país de saúde integral, é proveniente de um grande sonho da Anna Elisa de Castro, conforme foi mencionado no início da matéria. Pois era de seu desejo ensinar as pessoas a viverem e a se alimentarem de forma mais sadia. Anna Elisa percebeu a necessidade de construir métodos de aprendizagem nos quais a teoria e a prática precisam estar juntas, após se formar na Institute for Integrative Nutrition e na Natural Gourmet Institute.

Para que o projeto se tornasse realidade, foi fundamental contar com profissionais dispostos a este desafio. Um deles é a sua antiga vizinha, Liana Lícia Neuss, profissional de marketing, que não só testemunhou a concretização da N.O.S. como participou dela. Ao lado de Anna Elisa, começaram o empreendimento do 0. Devido à fluidez com que a escola aconteceu, Lícia frisa que tudo só não aconteceu de por meio de mágica, porque realmente elas enfrentaram muito trabalho duro.

“Nós estruturamos o projeto em 2015, sentamos e fizemos o primeiro e-mail marketing da escola, em meio a criação, que é o que a gente usa até hoje, a N.O.S. foi lançada em 2016 e de imediato tivemos 65 respostas interessadas na instituição. No início do projeto conseguimos fechar a primeira turma com 40 alunos, três meses depois tinha tanta gente querendo, que precisamos criar mais uma turma e, dessa maneira, fechamos o ano com duas turmas – formato que levamos adiante.” Explica Liana.

Atualmente, a N.O.S. trabalha com duas turmas ao ano, em 2019, a escola iniciará a sétima turma, a partir do dia 09/02, e a segunda em Portugal. Procurada por alunos de outros estados, além do Rio de Janeiro, os primeiros reflexos nestes três anos de existência já podem ser sentidos, uma vez que antigos alunos seguem com seus negócios, sejam na área da gastronomia ou em outras que estão relacionadas a temas ensinados no espaço. Bettina e Liana são categóricas ao afirmarem que o ambiente é capaz de construir redes de vida saudável e profissional.

“A escola quando começou criou uma rede onde as pessoas se encontraram e saíram fazendo negócios. A gente vê pessoas empreendendo de maneira construtiva. Dentro do programa da escola, se a pessoas quiser se tornar um coach, ela terá um curso extra. As aulas são aos finais de semana e há uma procura por pessoas de outros estados, como Pará, por exemplo.” Afirma Liana.

20190131_204057.jpg
Alunas em ação | Foto Divulgação

Como funciona a N.O.S. Escola

A formação base da escola dura dez meses, as aulas são realizadas em um final de semana por mês, para que todos possam ter a facilidade de conciliar suas atividades pessoais com as da N.O.S. A instituição abre duas turmas, com cerca de 45 alunos cada, ao longo do ano. Ao final do curso é garantida a certificação de ‘Chef Natural’.

Após a finalização do curso principal, há a possibilidade da especialização em coach de saúde integral, por meio do curso complementar de Health Coach, que é opcional. As aulas são elaboradas também por Anna Elisa, utilizando as ferramentas aprendidas por ela na Institute Integrative for Nutrition.

O N.O.S. Detox é outro programa oferecido, no qual é proporcionado uma semana de detox. Já o N.O.S Raw ensina aos alunos a elaborarem pratos com alimentos crus. Crianças e adolescentes também podem vivenciar as experiências da escola por meio dos programa N.O.S Escolinha e É N.O.S., respectivamente.

Quer saber mais sobre a N.O.S. Escola? Confira aqui.

 

 

Um comentário em “N.O.S. Escola ensina sobre vida saudável na sala de aula

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: