Guia de Hortas Pedagógicas ensina crianças a cultivarem alimentos orgânicos nas escolas

44929543_1678834072221642_16132665962921984_o

O manual é resultado de práticas agroecológicas realizadas em unidades educacionais de São Paulo e visa conscientizar estudantes sobre a importância do respeito pela natureza

Lançado em 2018, o Guia de Hortas Pedagógicas visa replicar as práticas agroecológicas para diversas escolas do país. O manual é resultado do curso elaborado para unidades educacionais da rede pública, da cidade de São Paulo. Produzido pela Associação Paulista dos Gestores Ambientais (APGAM), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo (SME/PMSP) e com a Fundação Banco do Brasil (FBB), o material conta com a assessoria de uma equipe técnica composta por engenheiros ambientais, educadores ambientais, permacultores, agricultores e pedagogos.

Com uma abordagem didática, leve e acessível, o guia torna possível a construção de hortas orgânicas e que elas sejam feitas por crianças de diferentes idades, monitoradas por profissionais das escolas formados pelo curso que deu origem ao manual. Os alimentos podem ser cultivados ainda que as escolas estejam situadas em regiões de solo empobrecido.

Princípios básicos da agroecologia são vistos no material e os estudantes têm acesso às técnicas de preparação do solo, de captação da água, das diferentes formas de compostagem (seja ela em leira ou em minhocário), os nutrientes adequados para o solo, quais plantas devem ser cultivadas em mesmo ambiente e combate de doenças e pragas.

A interatividade de jovens com a natureza estimulada, sobretudo, na área urbana, os aproxima deste meio, desmistificando ações nocivas, vistas como benéficas, ao meio ambiente. Dessa forma, conseguem compreender melhor sobre o trabalho exercido pelos agricultores orgânicos familiares e constroem a relação de respeito pela natureza e, consequentemente, a conscientização da importância de uma vida mais sadia.

 

*A publicação pode ser conferida na biblioteca virtual do Instituto Maniva.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: