Guia do Ministério da Saúde evidencia a importância dos alimentos regionais para a valorização da cultura brasileira e para o consumo consciente

Capture

Alimentos Regionais Brasileiros é um material elaborado com a finalidade de apresentar a biodiversidade presente no país e fortalecer a alimentação mais saudável na sociedade

Com proporções continentais, o Brasil possui uma infinidade de alimentos devido à biodiversidade presente no país. Os produtos cultivados em solo brasileiro compõem a identidade de cada região. Esta singularidade é refletida nos pratos elaborados e na maneira como cada povo interage com a natureza local.

No entanto, a mudança de hábitos e o estilo de vida mais acelerado nas grandes cidades acarretaram no aumento de doenças, como a diabetes e a obesidade devida à má alimentação. Uma vez que para atender as demandas do dia, cada vez mais a sociedade tem se acostumado a refeições mais rápidas, compactas e nocivas.

Na contramão, em defesa da conscientização alimentar e de práticas mais saudáveis, o Ministério da Saúde tem desenvolvido ações para reverter este quadro. Dentre as iniciativas, está a elaboração do guia Alimentos Regionais Brasileiros, feita em parceira com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), instituições de ensino, pesquisadores, profissionais de saúde, cuja última edição foi publicada em 2015.

Com o objetivo de divulgar a imensa variedade de frutas, hortaliças, tubérculos, leguminosas e outros, o material apresenta não só os alimentos por região, como também descrições, análise nutricional, valor culinário e pratos preparados com base nos ingredientes típicos locais. Há, dessa maneira, a valorização cultural por traz da comida, o resgate desses produtos para a rotina alimentar do dia a dia e, consequentemente, a melhora na qualidade alimentar e de vida.

 

*A publicação pode ser conferida na biblioteca virtual do Instituto Maniva.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: