Chefs na Feira: é possível aliar gastronomia à conscientização socioambiental

Arte Save the date

O projeto cultural dá continuidade às ações do Olhar Saudável e dialoga com a sociedade sobre a importância da segurança alimentar e nutricional e da ecogastronomia

O Chefs na Feira é um desdobramento da iniciativa Olhar Saudável e combina fotografia de comida e ecogastronomia. O projeto foi batizado com o nome do festejado evento promovido pelo Olhar Saudável, em abril de 2018, na Feira Orgânica do Jardim Botânico, integrante do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas. A ação é resultado de uma percepção da produtora cultural Carol Graciosa, sobre a necessidade da ampliação da reflexão a respeito dos benefícios dos alimentos orgânicos e agroecológicos, para incentivar a mudança de hábitos de consumo e assegurar mais saúde à sociedade.

Exposições itinerantes de fotografias ampliadas, com exibição em cavaletes, que mostram a rotina nas áreas rurais e nas feiras do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, serão realizadas pelo Chefs na Feira, com o apoio do Olhar Saudável e com participação dos fotógrafos revelados pela iniciativa, no ano passado, entre eles: Berg Silva, Marcel Lopes, Evelen Gouvêa e Simone Carrocino. Durante as intervenções, chefs que seguem a corrente da ecogastronomia realizarão degustações saudáveis com produtos sazonais em alguns eventos, com calendário a ser divulgado ao longo do segundo trimestre deste ano.

O lançamento do projeto Chefs na Feira acontecerá no dia 30 de maio, às 17h30, no auditório do Museu de Arte do Rio (MAR)integrará a agenda do 1º Fórum Latino-Americano das Cidades Signatárias do Pacto de Milão. O Fórum receberá na Cidade Maravilhosa, no final do mês, representantes de diversas partes do mundo para debater o desenvolvimento de sistemas alimentares baseados nos princípios da sustentabilidade e da justiça social. Na parte da manhã, o Chefs na Feira fará exposição de fotografias das 8h às 14h. No final do dia, o projeto promove o lançamento oficial com mesa de debate sobre o tema ‘A gastronomia e os desafios da alimentação contemporânea’.

O projeto Chefs na Feira é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Unimed Rio, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, e tem como parceiros a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI), a Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de janeiro (ABIO), a iniciativa Olhar Saudável e a Companhia Têxtil Castanhal.

Serviço:

Lançamento do projeto Chefs na Feira, uma iniciativa do Olhar Saudável

Data: Dia 30 de maio de 2019

Local: MAR – Museu de Arte do Rio

Horários:

  • Exposição Itinerante Chefs na Feira, na Feira Orgânica do Pacto de Milão

        Das 8h às 14h, na Praça Mauá, em frente ao MAR

        Evento gratuito

  • Lançamento oficial com a mesa redonda ‘A Gastronomia e os Desafios da Alimentação Contemporânea’

        Às 17h30, no Auditório do MAR

                Inscrições: olharsaudavelrio@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: