Em lançamento no MAR, Chefs na Feira reúne produtores, gastrônomos e atuantes em prol da conscientização alimentar e ambiental

Da esq. para dir. Ciça Roxo, Joca Mesquita, Carol Graciosa, Chico Junior, Ana Ribeiro e Ana Pedrosa - Foto de Simone Carrocino
Da esq. para dir.: Ciça Roxo, Joca Mesquita, Carol Graciosa, Chico Junior, Ana Ribeiro, Ana Pedrosa. Foto de Simone Carrocino / Fotógrafa do Olhar Saudável

O evento marca o início das intervenções promovidas pelo projeto no Circuito Carioca de Feiras orgânicas

O dia 30 de maio, segundo dia do 1º Fórum Latino-Americano das Cidades Signatárias do Pacto de Milão, iniciou as atividades com uma grande feira orgânica organizada pelo Circuito Carioca de Feiras Orgânicas. Mais de 30 barracas ocuparam a Praça Mauá, atraindo olhares interessados de transeuntes e de quem chegava para os debates realizados no Museu de Arte do Rio (MAR).

O projeto Chefs na Feira esteve presente neste primeiro momento, com uma intervenção realizada em parceria com a organização do evento. Uma exposição de fotos, de autoria do coletivo de fotógrafos do Olhar Saudável – iniciativa que deu origem ao Chefs na Feira – retratava, em varais e cavaletes, a vida na roça, além de produtores familiares, feirantes e chefs de gastronomia. Personagens fundamentais que contribuem para a segurança alimentar e nutricional dos consumidores.

Após as primeiras ações realizadas na feira orgânica, o Chefs na Feira promoveu, no auditório do MAR, a mesa de debate ‘A gastronomia e os desafios da alimentação contemporânea’, com a presença de representantes de parceiros como Unimed-Rio, CompanhiaTêxtil Castahal, ABIO, e outros protagonistas em prol da ecogastronomia e da conscientização alimentar e ambiental.

Compôs a roda de conversa Carol Graciosa, idealizadora do projeto Chefs na Feira, produtora executiva da iniciativa Olhar Saudável e Mestre em Educação com especialização em Mudanças Globais e Futuros Sustentáveis; Ciça Roxo, chef, consultora gastronômica, professora universitária, idealizadora do Projeto Olhar Saudável e Ecochef do Instituto Maniva; Joca Mesquita, chef, professor do SENAC para as competições de educação profissional e idealizador do Projeto Olhar Saudável; Ana Ribeiro, chef e professora especialista em PANCs (plantas alimentícias não-convencionais), Ecochef do Instituto Maniva e Ana Pedrosa, chef membro do movimento Slow Food, consultora gastronômica e professora de culinária saudável, além de Ecochef do Instituto Maniva.

Carol Graciosa deu as boas-vindas e ressaltou a importância de promover ações culturais nas feiras orgânicas. Segundo ela, o retorno é imediato e os produtores, que na maioria das vezes são os próprios feirantes, ficam muito felizes e satisfeitos com o movimento, que chama o público e alegra a feira. Chico Junior, jornalista e idealizador do Prêmio Maravilhas Gastronômicas do Rio, foi o mediador deste encontro e ressaltou números importantes. Chico evidenciou que nos últimos sete anos a produção orgânica cresceu em 300%, no Brasil, devido ao interesse pelo consumo de alimentos mais saudáveis e sem contaminantes, uma reação ao uso indiscriminado de agrotóxicos no país.

Os chefs e consultores Ciça Roxo e Joca Mesquita expuseram a importância da utilização da gastronomia como ferramenta em prol do fortalecimento da agricultura e produção orgânica, com a finalidade de auxiliar na reeducação alimentar e na segurança do consumo de produtos mais saudáveis.

Ciça, que é professora de gastronomia no IBMR (campus da Barra), mostrou a importância de abordar a conscientização alimentar na grade curricular. A instituição de ensino promove uma horta com  a participação dos alunos. Joca evidenciou a relação que se forma com as compras diretas nas feiras orgânicas, que promovem a proximidade dos consumidores com os agricultores familiares.

Leia também: Chef Ciça Roxo promove revitalização da horta orgânica do Centro Universitário IBMR

A chef mineira Ana Ribeiro expôs, de forma enérgica, a importância da conscientização alimentar em prol da saúde, uma vez que algumas doenças, como a diabetes, têm, cada vez mais, ligação com a ingestão de alimentos industrializados. Ana, que é uma especialista em PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), abordou também sobre o desconhecimento dos consumidores em relação às plantas não convencionais, fazendo uma crítica para o desperdício destes produtos. “Saber que o Chile, a Noruega, a Dinamarca e outras partes do mundo estão preocupados com a alimentação saudável, com a água, com o solo é muito importante. No entanto, as pessoas precisam sair do sofá, de sua zona de conforto, na qual estão consumindo produtos cheios de glutamato monossódico, de corantes, e ir para as feiras orgânicas em busca de uma vida mais sadia, ajudando o agricultor e melhorando a qualidade de vida.” Comenta Ana.

A chef Ana Pedrosa abordou sobre os desafios enfrentados durante o início de sua trajetória na cozinha. Ana começou a preparar seus primeiros pratos para os seus filhos, com o objetivo de assegurar melhor alimentação. Ao integrar o movimento Slow Food e ter conhecido o conceito ‘comida de verdade’, a profissional seguiu pela ecogastronomia, fomentando uma vida mais sustentável e saudável por meio do alimento.

O projeto Chefs na Feira é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Unimed Rio, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, e tem como parceiros a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI), a Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro (ABIO), a iniciativa Olhar Saudável e a Companhia Têxtil Castanhal.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

*O Chefs na Feira seguirá por diversas intervenções ao longo do ano. Para ficar por dentro das próximas realizações, acompanhe o projeto também nas páginas:

http://www.chefsnafeira.com/

http://www.instagram.com/chefsnafeira/

www.instagram.com/olharsaudavelrio/

http://www.facebook.com/OlharSaudavelRio/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: