Projeto Chefs na Feira realiza intervenção cultural no aniversário da Feira Orgânica de Olaria

Augusto Fontes_olaria_7059 copy.jpg
Foto de Augusto Fontes / Fotógrafo do Olhar Saudável

O evento gratuito acontece no dia 08 de junho, com exposição de fotografias sobre agricultura familiar orgânica e agroecológica, na Praça Marechal Maurício Cardoso

No dia 31 de maio, a Feira Orgânica de Olaria – Leopoldina completou cinco anos de atividades na Praça Marechal Maurício Cardoso. Sob atual coordenação de Ana Verdeja, a feira trouxe impactos positivos, entre eles, transformações nos hábitos alimentares de moradores do bairro e adjacências, com uma história de resistência e de defesa da sustentabilidade.

Esta é a primeira feira do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, da ABIO, instalada no subúrbio, na Região da Leopoldina, área que abriga os bairros Penha, Olaria, Ramos e Bonsucesso, todos situados na Zona Norte do Rio de Janeiro. A inauguração da feira desconstrói a ideia de que há consumidores de produtos orgânicos apenas na Zona Sul da cidade.

Além de contribuir para a qualidade de vida por meio da saúde e da promoção da conscientização alimentar e ambiental, a Feira Orgânica de Olaria – Leopoldina atua em prol do empoderamento de mulheres artesãs tradicionais da região. Dessa forma, as barracas de produtores familiares e feirantes são montadas ao lado da Feira de Artesanato da Leopoldina.

“A Feira Orgânica de Olaria foi inaugurada no dia 31 de maio de 2015, fizemos cinco anos de movimentos orgânicos na Praça Marechal Maurício Cardoso. De lá para cá, mudou muita coisa, a começar por romper a barreira da linha do trem que divide o bairro de Olaria e unir o lado A e o lado B da região. Isso começa com a responsabilidade de trazer a favela para a feira, de reafirmar que comida sem veneno é um direito e não um privilégio, de tomar um espaço que os moradores se identifiquem, mantendo a articulação constante e, principalmente, da ousadia em fortalecer uma feira paralela que nasce com a vontade de mulheres locais comercializarem artesanato e comida pronta”. Conta Ana Verdeja.

De acordo com a coordenadora, a feira cumpre um papel fundamental, que é o acesso do subúrbio ao alimento limpo, sem contaminantes. Ao trazer movimento para a Praça Marechal Maurício Cardoso, ela assume o propósito do qual nasceu. Um grande impacto provocado por este movimento é o diálogo sobre outras práticas de consumo, evidenciando que o veneno está a mesa. Há, portanto, uma formação política continuada, no qual são pensados o alimento e o cuidado com o meio ambiente.

Chefs na Feira / Semana do Meio Ambiente na Leopoldina e 05 anos da Feira Orgânica de Olaria – Leopoldina

No dia 8 de junho, o Chefs na Feira dá o ponto de partida para a série de intervenções previstas para acontecer durante os próximos meses. Integrando a agenda comemorativa da Feira Orgânica de Olaria, que celebra o aniversário de cinco anos e a Semana do Meio Ambiente, o projeto realizará, entre 09h e 12h, uma exposição de fotografias, que mostra a rotina nas áreas rurais e nas feiras do Circuito organizado pela ABIO, de autoria de fotógrafos integrantes da iniciativa Olhar Saudável, entre eles: Berg Silva, Marcel Lopes, Evelen Gouvêa, Simone Carrocino, Ana Carvalho, Vanessa Ferreira, Amanda Anjos, Marcos Poggi, Luiz Cláudio Coutinho e Augusto Fontes. Durante a intervenção, outras atividades estão previstas por Ana Verdeja, que vai reunir desde um Mutirão na Praça, com o coletivo ‘Arboristas Urbanos, Olaria+ Verde e Horta do Posto XI’, a esquete sobre meio ambiente, com programação prevista para até às 12h.

Serviço:
Chefs na Feira
Data: Dia 08 de junho de 2019
Local: Feira Orgânica de Olaria – Leopoldina / Praça Marechal Maurício Cardoso
Horários: 8h às 12h
Entrada: Gratuita

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: