Exposição de fotografias realizada pelo Chefs na Feira integra a agenda comemorativa da Feira Orgânica de Olaria

WhatsApp Image 2019-06-08 at 12.24.31 PM
Feira Orgânica de Olaria – Leopoldina / Foto Divulgação

Realizado no último dia 8 de junho, o evento celebrou a Semana do Meio Ambiente e o aniversário de cinco anos da feira, inserida no Circuito Carioca de Feiras Orgânicas

A Feira Orgânica de Olaria – Leopoldina, integrante do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas e coordenada pela  ABIO, celebrou, no dia 8 de junho, a Semana do Meio Ambiente e o aniversário de cinco anos de atividades na região. O evento, que movimentou a Praça Marechal Maurício Cardoso durante toda a manhã deste último sábado, contou com a participação do projeto Chefs na Feira, que levou sua exposição de fotografias para o local.

Quadros em cavaletes chamavam a atenção dos consumidores da feira, que paravam para admirar e explicar às crianças presentes sobre a rotina dos produtores familiares das áreas rurais do estado. Fotografias em varais, com estes e outros personagens atuantes na cultura dos alimentos orgânicos, como os chefs de gastronomia que defendem a  produção de base agroecológica, também enfeitaram as barracas dos feirantes de Olaria. Todo material é de autoria do coletivo de fotógrafos da iniciativa Olhar Saudável.

Entre os vendedores de diversos insumos, Marcelo Corrêa era o primeiro a compor a feira, com sua barraca de bananas. Marcelo é um dos primeiros feirantes que chegaram para somar neste movimento em prol dos orgânicos, na Zona da Leopoldina, com a Feira de Olaria. O jovem, que deixou para trás a vida de programador e estudante de Cinema, para se dedicar à revitalização ambiental, explica sobre a sua trajetória, que se entrelaça com a criação da feira.

“Eu atuo como produtor orgânico há 7 anos, aproximadamente, antes de desenvolver esta atividade, era programador e estudante de Cinema. Foi na faculdade que um amigo me apresentou à Rede Carioca de Agricultura Urbana (CAU), que desenvolvia um programa de reflorestamento da Serra da Misericórdia, na área que compreende a comunidade do Grotão – Complexo da Penha. Com a agrofloresta cultivada ali, nós conseguíamos tirar cerca de 300 reais por semana e fomentávamos o resgate de uma cultura alimentar já perdida, com os nocivos hábitos alimentares da atualidade. Os produtores ofereciam insumos que os antigos da região se lembravam com saudosismo e não encontravam mais nos mercados e feiras tradicionais.” Explica Marcelo.

Além da barraca do Marcelo Corrêa, compõem a Feira Orgânica de Olaria – Leopoldina, as barracas dos grupos Brejal, Cordeiro Orgânico e outros. O movimento no bairro surgiu em parceria com a feira de artesanato de Olaria. Para os consumidores, ver esta sinergia incentiva para a adoção de uma vida com mais qualidade, sobretudo, em bairros situados na Zona Norte, que enfrentam desafios desde à busca por melhor infraestrutura até um consumo mais justo e limpo de alimentos e produtos que fortalecem a conscientização ambiental.

Dentre estes consumidores, está Eliza Bastos, que foi categórica ao afirmar que intervenções como essas precisam acontecer mais vezes na feira, para que os consumidores cada vez mais conheçam o trabalho dos feirantes e dos produtores de orgânicos. No entanto, ela reconhece toda a demanda e desafios que os organizadores da Feira Orgânica de Olaria enfrentam para fazer uma ação bonita na praça.

“Sou de Brasília e lá eu tinha bastante contato com os alimentos orgânicos. Quando eu cheguei aqui, no Rio de Janeiro, em Olaria, careci deste tipo de consumo, até a chegada da Feira Orgânica de Olaria. O movimento de vocês, tanto dos feirantes, como deste projeto Chefs na Feira, estimulam a nós e proporciona o contato entre consumidor e atuantes deste tipo de produção.” Afirma a consumidora.

Eliza é cliente fiel da “barraca do André”, como é conhecida na feira, que é na verdade o espaço no qual André Pessoa vende os seus pães artesanais – Pessolini Pão Artesanal. O profissional produz diversos pães, entre eles, o de cacau, nozes e damasco e o de abóbora, ao lado de seu enteado, Akofá Molini, e seu sobrinho.

WhatsApp Image 2019-06-10 at 10.57.02 AM (1)
André Pessoa / Foto Divulgação

“Há dez anos eu produzo pães artesanais, meu trabalho é realizado em conjunto com o meu sobrinho e com o meu enteado. Minha esposa fica responsável pelas pesquisas de ingredientes que podem ser adicionados em nossa produção. Estou aqui na feira há um ano e a história do pão entrou em nossas vidas para complementar a renda de casa. Como estamos em processo de certificação, os pães não são considerados ainda produtos orgânicos, mas sim produtos que utilizam orgânicos em sua composição: farinha branca integral, aveia orgânica, linhaça orgânica, sal integral, óleo de girassol.” Explica André.

Delícias da Mana é outra barraca que tem se destacado, idealizada por Ana Luzia Gonçalves, o local vende refeições caseiras orgânicas e vegetarianas. Atualmente, Ana Luzia conta com a ajuda de sua irmã, Talita Gonçalves, que também cozinha e compartilha pratos integrais no lugar. “A Luzia está há três anos, aqui, na feira e eu estou há seis meses, a convite dela. Nós cozinhamos com o coração e com sentimento. Uma das minhas criações é o pastel integral, que deu certo e já acabou, a essa hora. Eu sou assistente social e parei de trabalhar quando engravidei, agora que estou retomando e seguindo por este caminho”. Afirma Talita.

Dentre as atividades realizadas na celebração promovida pela gerente Ana Verdeja, na Feira Orgânica de Olaria –Leopoldina, além da exposição itinerante do Chefs na Feira, foi realizado um mutirão, com o coletivo ‘Arboristas Urbanos, Olaria + Verde e Horta do Posto XI’, uma esquete sobre o meio ambiente, tenda do autocuidado e outras. Fique por dentro da programação aqui no blog, nosso principal canal para compartilhar notícias relacionadas ao projeto e ao universo da alimentação sustentável e saudável.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: