Abertura do projeto A.Ch.A 2019 reúne chefs e agricultores familiares, no Le Cordon Bleu

IMG-20190618-WA0029
Chef Carlos Yusa / Foto de Simone Carrocino – Olhar Saudável

O evento contou com a participação do Olhar Saudável e apresentou as diretrizes da iniciativa para este ano

Após o lançamento do projeto A.Ch.A., em 2018, a iniciativa da Cambucá Consultoria reúne, novamente, chefs de gastronomia, produtores orgânicos familiares e agrônomos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) para apresentar as diretrizes previstas para este ano, no Le Cordon Bleu, em Botafogo – Rio de Janeiro.

O projeto, que visa inserir no mercado produtos exclusivos e garantir a venda direta do produtor aos chefs de cozinha, ofereceu no ano passado diferentes tomates, produzidos por agricultores que integram o grupo Raiz Forte (SPG-ABIO), com base nos estudos de sementes realizado pelos professores Maria Luiza de Araújo e Antonio Abboud, da UFFRJ. Este ano, o projeto amplia a produção para oferecer também batata azul, mandioca rosa e diversos tipos de cenoura, aproximando os chefs da realidade da produção no campo, a fim de fortalecer os produtores familiares. Os gastrônomos assumem os custos dos alimentos cultivados, garantindo a colheita nos sítios localizados em Seropédica, no Rio de Janeiro.

Em 2019, o A.Ch.A. conta com algumas novidades, entre elas, a adesão de mais chefs, que têm o intuito de projetar ainda mais a iniciativa. Outra novidade ficou por conta de Sael Sanches, produtor que traz a proposta de oferecer diferentes espécies de cogumelos comestíveis, cultivados na Mata Atlântica.

Durante o encontro, a roda de conversa foi aberta pelas sócias da Cambucá Consultoria, Flávia Brito e Francine Xavier, que evidenciaram a importância da integração do campo com a  cidade. De acordo com a Francine, essa troca possibilita ao agricultor familiar o escoamento de seus produtos, incentivando a sua atuação no campo, e ao consumidor o acesso a um alimento de qualidade, exclusivo e sem veneno. O objetivo, portanto, é trazer mais saúde para a vida, tendo a gastronomia como uma ponte para esta conexão.

O Olhar Saudável esteve presente no evento e apoia o Projeto A.Ch.A. nas áreas de divulgação e captação de recursos. A iniciativa, representada pela produtora cultural Carol Graciosa, também foi responsável por apresentar a Companhia Têxtil Castanhal , que pretende apoiar o A.Ch.A. oferecendo sacarias de juta, para serem utilizadas nas embalagens dos produtos orgânicos.

 “Neste encontro, represento o Olhar Saudável e também a Companhia Têxtil Castanhal . O Olhar Saudável incluiu o projeto A.Ch.A. em um capítulo do livro que nós lançamos, no ano passado, sobre o Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, cuja finalidade é promover o trabalho da agricultura orgânica familiar no Rio de Janeiro. A Castanhal também deseja integrar o projeto, para poder contribuir com uma sacaria que é completamente biodegradável, feita pela população ribeirinha do Amazonas. Ela é respirável, adequada principalmente para tubérculos . Eu espero que essa iniciativa possa somar bastante ao A.Ch.A.” Comenta Carol Graciosa.

Entre os chefs presentes, Ricardo Lapeyre, do restaurante Laguiole, destacou a importância dos profissionais da cozinha entenderem a origem dos alimentos e os profissionais que estão por trás da produção. “Este é o meu primeiro ano participando do A.Ch.A. e eu quis participar porque o projeto tem tudo a ver com a cultura adotada por nós, no Laguiole, do contato direto com o produtor, do fortalecimento da produção orgânica. Principalmente, destes produtos nobres que vocês estão nos ofertando. É importante que a gente tenha o entendimento de todo trabalho por trás do alimento, que viabiliza as nossas atuações. A ideia é passar essa mensagem, dos bastidores, para outras pessoas, da melhor forma possível.”

Outro gastrônomo que chegou para somar é o Daniel Biron, chef proprietário do Restaurante Teva. Daniel endossou a fala de Ricardo, ao afirmar sobre a necessidade de estreitar os laços com os produtores, para entender o produto. Ele ressalta a necessidade de melhoria na comunicação entre os chefs e consumidores, para que mais gastrônomos saibam passar as informações pertinentes aos alimentos orgânicos e dos agricultores envolvidos nesta missão.  No restaurante Teva, o chef trabalha com diversos produtores orgânicos.

IMG-20190618-WA0003
Chefs Daniel Biron e Claudia Vasconcellos / Foto de Simone Carrocino – Olhar Saudável

“Eu achei que era um casamento perfeito participar do A.Ch.A., porque uma das principais razões do Teva existir é essa: estreitar os laços com os produtores. A gente trabalha com produtores, sendo 90% deles orgânicos. Desde o início, nossa referência é o produtor orgânico sazonal local. O restaurante é especializado em vegetais e eu me considero um grande advogado dos produtores, adoro participar das feiras orgânicas e conhecer a história de cada um. O projeto proporciona essa conexão, dos nossos veículos fortalecerem a produção. Acho que podemos melhorar a nossa comunicação, entender a origem e saber passar essas informações. Às vezes, o espaço do restaurante não permite isso, pelo tempo corrido. Eu estou super feliz de participar deste meu primeiro ano nesta iniciativa.” Comenta Daniel.

Participaram do evento de abertura do A.Ch.A. 2019 Flávia Brito, Francine Xavier, os chefs João Frankenfeld, Ciça Roxo, Ro Gouvêa, Lucio Salgueiro, Gisela Abrantes, Ronalda Canha, Guilherme Baptista, Matheus Barros, Ricardo Lapeyre, Thomas Troisgros,  Claudia Vasconscellos, Roberta Ciasca, Daniel Biron, Jérome Dardillac, Carlos Yusa, Jéssica Trindade; Rafa Costa e Silva; os agrônomos Gabriel Mello, Livea Bilheiro, Jhonatham Goulart, Thayane Aguiar; os professores da UFRRJ Anelise Dias, Sael Sanches, as estagiárias da UFFRJ, Clara de Sá e Giovanna Bandeira; os produtores Flávio Lourenção, Isabel Yamagushi, Gabriel Yamagushi, Priscilla Ruella; a produtora cultural Carol Graciosa; as profissionais da comunicação Joyce Lima e Stephanie Menescal; e a fotógrafa Simone Carrocino.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: