A Companhia Têxtil Castanhal apoia o projeto cultural Chefs na Feira para promover a utilização da juta, tecido 100% biodegradável e natural

IMG_2101.jpg
Foto de Simone Carrocino – Olhar Saudável

A empresa é reconhecida internacionalmente por produzir a fibra têxtil vegetal de forma sustentável

A parceria firmada entre a Castanhal e o Chefs na Feira é uma grande honra para a equipe do projeto, sobretudo, pela importante trajetória da fábrica e suas atuações, que fomentam a economia verde no país e protegem a biodiversidade da Floresta Amazônica. A Castanhal soma para que o projeto siga realizando as ações culturais com práticas sustentáveis, a fim de promover a arte de fotografar e a ecogastronomia. As atividades do Chefs na Feira visam aquecer os debates sobre alimentação saudável e dialogar com a sociedade sobre a importância da  segurança alimentar e do apoio aos agricultores familiares de produtos orgânicos e  agroecológicos do Rio de Janeiro.

A Companhia Têxtil Castanhal foi fundada em 1966 e instalada na cidade de Castanhal, no Pará, Região Norte. Em seu início, era focada apenas na produção de sacaria com fio de juta para embalo de grãos, como o café. Atualmente, é a maior processadora de juta da América do Sul e oferece fios de espessuras variadas para o uso em diversos segmentos, entre eles, fábricas de calçados; decoração; artesanato; acessórios; moda; jardinagem; construção e outras com finalidades ecológicas, uma vez que a juta é um produto 100% biodegradável e natural.

“A Castanhal utiliza a juta das comunidades ribeirinhas que vivem às margens dos rios
Solimões e Amazonas, uma atividade sustentável que gera renda para milhares de famílias. O cultivo da juta não impacta a floresta, o plantio é realizado apenas em margens alagadiças dos rios, onde não há mata. Após a colheita manual, a cheia anual dos rios se encarrega de limpar o terreno, que não sofre com agressões ao solo. No processo industrial de confecção do tecido, são utilizados apenas aditivos orgânicos de óleos vegetais. Isto, associado às características naturais da planta, faz com que o material seja totalmente biodegradável. Quando a embalagem é utilizada, ela se desintegra completamente, sem deixar qualquer resíduo ou dano ambiental.” Explica Célia Pinho, executiva de novos negócios da Castanhal.

De acordo com Célia, a companhia é fundamentada no princípio do respeito ao bioma da
região, trabalhando de forma respeitosa com aproximadamente 15 mil famílias, que realizam o plantio e colheita da juta. As práticas sustentáveis utilizadas em toda cadeia de produção fez com que a Castanhal fosse reconhecida como membro da Global Coffee Plataform – GCP, uma associação criada na Alemanha, cujo objetivo é ampliar a oferta do café verde, produzido de forma sustentável e certificada pela Fair Trade.

“A parceria com o projeto Chefs na Feira é motivada pelo fato de podermos dialogar
diretamente com os produtores e profissionais focados em produtos realmente sustentáveis, atentos às novas possibilidades de embalo de alimentos orgânicos. E, neste caso, os produtos feitos com a fibra de juta são ideais para o segmento”. Comenta Célia.

A executiva ainda revela que a Companhia Têxtil Castanhal é certificada pela BCS Oko e o Pesticide Free, que asseguram que os produtos seguem o preceito da agricultora orgânica, por não utilizar nenhum agrotóxico no plantio da juta.

Sobre Célia Pinho

Célia Pinho é executiva de Novos Negócios da Companhia Têxtil Castanhal, com 20 anos de experiência em indústria têxtil, formada em Ciência Econômica, pela Universidade Cândido Mendes – RJ, especializada em Perícia Econômica, pela CORECON – RJ, pós graduada em Marketing, pela IBMEC/INSPER –SP, técnica em Malharia Circular, pelo SENAI – SP

Conheça mais sobre a Castanhal: http://www.castanhal.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: