Hoje a receita que vamos dividir com vocês é da Lulu Graciosa, chef e idealizadora do Gastronomia em Casa. A Lulu está prestando consultoria no Tori desde maio deste ano, quando foi lançada a linha vegana no restaurante, que oferece opções saudáveis para o dia a dia. O Tori fica em Ipanema, na Rua Visconde de Pirajá, 444 – Loja 127.
Ao invés de ferver o feijão por três vezes, como explica a receita, pode-se deixar os grãos de molho por cerca de 8 horas antes do cozimento final. Esse processo, além de neutralizar o ácido fítico ou fitato e “quebrar” outras enzimas e carboidratos – que dificultam a digestão e provocam gases – ajuda, também, a reduzir o tempo de cozimento.
Para facilitar a vida, a dica é colocar os grãos de molho na noite anterior!

Salada de Feijão ao Pesto de Rúcula
Rendimento: 4 porções | Tempo de preparo: 1hora e 20min
Ingredientes:
500g de feijão branco ou fradinho
2 folhas de louro
1 maço de rúcula
100g de castanha do pará
10g cabeças de alho
250ml de azeite de oliva
100g de parmesão
200g de tomatinho cereja
Modo de preparo:
Para cozinhar o feijão, levar os grãos numa caçarola ao fogo com 2 litros de água juntamente com o louro até levantar a fervura. Trocar a água e repetir o processo mais 2 vezes. Na terceira água, colocar o sal e cozinhar até o grão estar macio e firme. Escorrer e reservar.
Para fazer o pesto, colocar parte das castanhas no mixer e triturar, acrescentar o alho, o azeite e as folhas de rúcula aos poucos até ter obter uma pasta homogênea. Juntar o queijo ralado. Corrigir o sal e azeite.
Juntar o pesto ao feijão, misturando delicadamente, e finalizar com os tomatinhos. Se quiser dar uma sofisticada ao prato, incorpore brotos e flores comestíveis.
Utensílios e equipamentos:
1 caçarola (3 litros)
1 mixer
1 bowl grande
1 bowl médio
1 medidor
1 balança
1 ralador
1 tábua média
1 faca de legumes
1 colher
1 travessa
1 prato para apresentação
Deixe um comentário