Intervenções culturais nas feiras da ABIO sob o olhar de Cristina Ribeiro

Feira JB - Berg [2]
Foto de Berg Silva / Olhar Saudável

A coordenadora executiva da ABIO expõe suas impressões sobre as intervenções promovidas pelas iniciativas Olhar Saudável e Chefs na Feira no Circuito Carioca de Feiras Orgânicas

Cristina Ribeiro é uma das fundadoras da Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro (ABIO), ao lado de outros pequenos agricultores, técnicos e ativistas. Atualmente, Cristina exerce a função de coordenadora executiva da ABIO, atuando com as Coordenações de Área, subsidiando os níveis decisórios e apoiando a diretoria de modo que as demandas dos produtores associados sejam atendidas, de acordo com as estratégias definidas coletivamente. 

Em conversa com o Chefs na Feira/Olhar Saudável, Cristina trouxe importantes considerações sobre as atividades propostas pelos projetos, que têm a finalidade de realizar intervenções no Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, especificamente nas feiras da ABIO, utilizando a ecogastronomia como ferramenta para promover a conscientização alimentar e ambiental e, consequentemente, fortalecer os produtores familiares de produtos orgânicos e agroecológicos do Rio de Janeiro. Confira.

CF: Quais são as suas expectativa em relação às intervenções culturais no Circuito Carioca de Feiras Orgânicas da ABIO este ano?

Cristina: A intervenção anterior foi muito positiva (Olhar Saudável, em 2018). Esperamos que, desta vez, também seja, claro. Mas, além disso, é muito importante reafirmar as ações pela repetição porque, do meu ponto de vista, isso transmite para os consumidores, para os agricultores e produtores a mensagem de que estamos trabalhando com valores, e não com um modismo passageiro.

O Chefs na Feira especificamente é a expressão de uma aliança entre agricultores/produtores e consumidores pela alimentação saudável como um direito, pela agricultura familiar e camponesa e pela pequena produção como condições para que essa alimentação continue a existir. Então, a expectativa é que, como da vez anterior, os chefs transmitam o respeito pelo trabalho de quem produz e o reconhecimento da qualidade dos produtos que estão usando.

 CF: Quais impactos que estes tipos de intervenções trazem para os profissionais que atuam nas feiras orgânicas da ABIO?

Cristina: O Chefs na Feira traz o impacto inestimável da autovalorização dos agricultores e produtores, dos vendedores e dos gerentes das feiras. Ter o trabalho reconhecido e valorizado é o que estimula os agricultores e produtores, mesmo diante das dificuldades, a seguirem em frente e, junto com eles, todos os demais profissionais envolvidos nas feiras.

CF: Como você enxerga este tipo de ação, neste momento em que mais de 150 agrotóxicos foram aprovados para serem utilizados no país?

Cristina: É altíssimo o custo ambiental, social e, principalmente, para a saúde humana, de se olhar a produção de alimentos do ponto de vista exclusivo das poderosas empresas que lucram com adubos químicos e venenos agrícolas, e que querem nos convencer de que não é possível produzir de outra forma.

Que isso é uma grande falácia está mais do que provado. Mas é preciso dar visibilidade aos produtos orgânicos e a quem os produz, não há nada melhor do que as feiras para isso. 

O produto orgânico não se destina a um nicho de mercado. Ele é condição para o acesso de todos/as ao direito humano à alimentação saudável. O terrível retrocesso de liberar agrotóxicos e reduzir a agricultura orgânica a um nicho de mercado precisa ser contido pela vontade dos consumidores.

CF: Quais legados as ações em prol da conscientização e segurança alimentar e ambiental deixa para a população?

Cristina: As iniciativas Olhar Saudável e Chefs na Feira tocam os consumidores de uma forma que vai além das palavras, pelos sentidos e pela emoção. Por isso, é uma ação cujos resultados são permanentes, vão se acumulando e forjando a estrutura da consciência das pessoas.

Cristina Ribeiro
Cristina Ribeiro – Coordenadora executiva da ABIO / Foto de Amanda Anjos – Olhar Saudável

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: