Receita: Salada Morna de Grão de Bico

Feliz Dia da Cozinheira e do Cozinheiro!!!

Em tempos de isolamento, nada como comemorar este dia fazendo um prato bem gostoso. E também é Dia das Mães! Eu tenho cozinhado bastante e feito novas receitas. A cozinha tem sido uma grande aliada para exercitar minha criatividade e aprender ainda mais. E ainda faço “panelaterapia”. Esta receita que compartilho com vocês além de deliciosa é vegana e agrada a todos.

Desde que me envolvi com o Olhar Saudável que priorizo alimentos sem veneno e sazonais, ou seja, sem agrotóxicos e da estação. A cenoura é um alimento do mês de maio! A abobrinha italiana, a cebola roxa e a beterraba também são. Aproveite para abusar delas!

Se você quiser ter menos trabalho, dá para usar grão de bico pronto. Eu usei o grão de bico orgânico da Vapza.

Receita de salada morna de cenouras orgânicas assadas com cebola e grão de bico

A cenoura orgânica que estamos entregando esta semana tem origem na comunidade de Barro Alto, na Bahia. Elas foram colhidas pela Paula, do Grupo Semear. Essa unidade de produção camponesa tem uma colheita diversificada, que envolve também o manejo de cebolas e hortaliças. Se você pediu as cebolas roxas na semana passada, pode usá-las nesta receita. A cebola roxa dá um toque especial ao prato.

Ingredientes:
250 g de grão-de-bico cozido (300 g)
2 cenouras com ou sem a rama
1 cebola roxa
1 limão-siciliano ou limão taiti
Azeite a gosto
1 colher (chá) de Garam Masala (a páprica é uma alternativa)
½ colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de cúrcuma
Sal a gosto
Pimenta preta a gosto (de preferência moída na hora)

Comece pré-aquecendo o fogão a 220 ºC (temperatura alta). Numa tigela misture ¼ de xícara (chá) de azeite com as especiarias (Garam Masala ou páprica), a canela e a cúrcuma. Se usar a cenoura com a rama, corte parte dela (deixando cerca de 2cm da rama apenas). Descasque as cenouras e corte cada uma ao meio e as metades em 4 pedaços (vai fazer uns ‘tronquinhos’). Corte a cebola em quatro partes.

Coloque as cenouras e cebolas na tigela do azeite temperado para besuntar todos os pedaços. Distribua numa assadeira deixando espaço entre eles – o segredo é não deixar junto para poder dourar. Regue com o resto do azeite e tempere com a pimenta e o sal.

Leve ao forno por 20 minutos, vire as cenouras e asse por mais 10 minutos. Retire do forno. Lave, seque e o corte o limão siciliano (ou comum) em quatro. Leve uma frigideira ao fogo médio com azeite e coloque os quartos de limão com o lado cortado para baixo, para dourar. Doure cada um dos lados (mais ou menos 2-3 minutinhos).

Pegue o grão de bico e misture com cuidado aos legumes da assadeira. Esprema os limões na frigideira para tirar o caldo e regue a salada. Se desejar, regue com mais azeite. Delícia!

Receita da Carol Graciosa, Comunicóloga, Escritora e Produtora Cultural Olhar Saudável

WhatsApp Image 2020-05-10 at 08.21.03.jpeg
Ficou um sucesso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: