Alimentação adequada e saudável

WhatsApp Image 2020-07-30 at 10.12.00
Foto de Ana Carvalho | Olhar Saudável

Vou começar nossa coluna semanal agradecendo a receptividade que tive na minha estreia. Foi muito importante receber o retorno dos leitores e leitoras. Teve a tia querida dizendo que vai passar a assinar o jornal, amigos e amigas felizes com o espaço aberto e até gente que interagiu com os temas abordados. Viva!

Uma seguidora em especial, Vilma Antonio, fez um comentário público, no Facebook, um tanto chateada, deixando claro que a reflexão que propus com a pergunta “Como aprendemos a comer?” mexeu com ela. Vilma discorre sobre os problemas que as classes mais baixas enfrentam com a nutrição e chega a se expressar com veemência.

A indignação da leitora é real e antes de tomar emprestado o tema que ela levantou para seguir com a coluna, gostaria de reforçar que este aqui é um espaço de opinião. As considerações que proponho não refletem, necessariamente, a ideologia do jornal. De todo modo, fico feliz em receber retorno, me ajuda a escrever para quem está lendo.

Embora escrever seja uma paixão e por isso eu tenha facilidade com as letras, a periodicidade semanal requer uma fonte inesgotável de criatividade e a interação acaba trazendo à tona temas importantes para serem abordados. Portanto, Vilma, saiba que fiquei muito agradecida. Você, assim como milhares de brasileiros, merece informação.

Ela, em seu comentário, diz “Como nos alimentar melhor, ta brincando é sério isso? [emoji espantado] Me desculpa, mas tive que comentar [emoji pensativo] Essa pergunta é para os ricos. [emoji indignado]” (sic). Vilma, quando alguém te disser que se alimentar bem é “coisa de rico”, não aceite! Alimentação adequada e saudável é uma questão de direito humano.

Direito à alimentação é lei. Está garantido pelo artigo 6o da Constituição Federal. Existem conselhos governamentais, órgãos nacionais e internacionais, iniciativas privadas, fundações, projetos… muita gente boa e consciente defendendo e lutando pela segurança alimentar e nutricional da população brasileira. Vamos nos informar e lutar pelos nossos direitos.

O assunto é complexo e a coluna é curta para abordar os temas paralelos envolvidos, de uma vez só. Busquemos sempre informação de qualidade e de procedência comprovada para que o discurso faça sentido. A pandemia lançou luz sobre debates importantes que já vinham sendo estimulados e a alimentação é um deles. Comer bem não é coisa de rico, não.

Existe um site de informação chamado O Joio e o Trigo, apoiado por organizações sérias, que promovem a saúde no seu sentido amplo; defendem a ecologia e a sustentabilidade, a democracia e os direitos humanos, a autodeterminação e a justiça social; defendendo as liberdades e o aprofundamento do regime democrático no Brasil. Recomendo fortemente.

Para celebrar a comida de verdade, nutritiva, o arroz com feijão que nos consagrou, encerro com uma receita de “Panelinha de Arroz e Feijão”, que é super prática e deliciosa, para sair do básico. Bom apetite!

Ingredientes: 2 cebolinhas verdes | 1 pau de canela | 2 xícaras de arroz | 2 xícaras de chá de caldo de galinha | 5 xícaras de chá de feijão sem caldo (já cozido)| Azeite, sal e pimenta

Modo de fazer: Coloque uma panela larga com tampa em fogo médio. Apare as cebolinhas, fatie bem fino e coloque na panela, junto com a canela, uma boa esguichada de azeite e uma pitada de sal e pimenta. Mexa, deixe refogar por 1 minuto e adicione o arroz e o caldo de galinha. Escorra o feijão e acrescente à panela, mexendo delicadamente. Aumente o fogo até ferver e depois reduza para fogo médio. Deixe cozinhar por cerca de 12 minutos.

[Texto revisado do original.]

Print_Coluna02.png

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: