O Olhar Saudável é uma iniciativa que visa dar visibilidade ao trabalho de fortalecimento da agricultura familiar sustentável e saudável que o Rio de Janeiro vem desenvolvendo há mais de 20 anos. O projeto promove práticas sustentáveis, o consumo consciente e a produção orgânica e agroecológica, além de valorizar e divulgar o trabalho dos agricultores familiares, feirantes, pequenos produtores e chefs de cozinha; e estimular a arte da fotografia especializada em ecogastronomia.
A publicação ilustrada, principal produto cultural do projeto realizado em 2018 e lançada em novembro do mesmo ano, conta a história do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, dos seus atores e da criatividade carioca, com relatos e fotos que valorizam o trabalho dos envolvidos e promovem a arte de fotografar.
O Circuito Carioca de Feiras Orgânicas é fruto de parceria entre organizações da sociedade civil e da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da SMDEI (Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação), que permanece em diálogo democrático com outros grupos ligados à agroecologia e trabalha pela ampliação do Circuito.
O Circuito Carioca agrega produtores e comerciantes de alimentos orgânicos (livres de agrotóxicos) com o objetivo de ofertá-los à população de maneira direta e por valores mais acessíveis. Atualmente, quatro organizações são responsáveis pelo Circuito, que envolve 21 feiras orgânicas (o número está sempre sendo atualizado).
- ABIO – Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro;
- ESSÊNCIA VITAL;
- AS-PTA (Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa);
- AULA – Associação Universitária Latino Americana, que coordena a feira da Ilha do Governador.
A publicação retratou três feiras coordenadas pela ABIO, que firmou parceria com a iniciativa para facilitar as ações. Um fotógrafo mestre especializado em gastronomia ministrou workshops para cerca de 12 pupilos selecionados. O grupo realizou uma aula intensiva em estúdio gastronômico e aulas práticas nas feiras, após uma palestra sobre o projeto.
O grupo fez imersão no estilo e técnica do fotógrafo-mestre, escolhendo uma característica da feira ou um produtor (muitas vezes os feirantes são os próprios produtores). A última etapa do curso foi a cobertura do evento Chefs na Feira, no qual chefs de cozinha prepararam receitas com produtos locais e sazonais, na Feira Orgânica do Jardim Botânico. Todos os alunos clicaram fotos interpretando os pratos preparados pelos chefs. O ensaio foi publicado no livro com capítulos dedicados a cada feira representada. Outros capítulos foram dedicados ao significado do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, sua história e interação com a cidade do Rio de Janeiro.
O valor arrecadado com a venda dos livros no dia do lançamento foi destinado ao Instituto Maniva, para ser investido em projetos para o fortalecimento da agricultura orgânica familiar. Outra parcela das publicações foi destinada à campanha de financiamento coletivo do mesmo Instituto, para ser direcionada como recompensa aos benfeitores.
Patrocinadores 2018:
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro / Secretaria Municipal de Cultura
Apoio:
Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro
Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação